Conclusão

Os conceitos estatísticos adquiridos nas aulas ministradas da disciplina de bioestatística aperfeiçoaram a interpretação de dados antes disponibilizados aleatoriamente. A organização em tabelas e gráficos otimizaram a análise dos dados, permitindo o melhor aproveitamento das informações disponíveis .


Concluímos que, o álcool constitui um grave problema de saúde publica com complicações que podem atingir a vida pessoal, familiar, escolar, ocupacional e social do usuário e pode ter diversas causas diferentes, como fatores genéticos, doenças mentais, fatores metabólicos e etc.

O uso do álcool pode causar efeitos variados, como raciocínio prejudicado com perda de controle sobre o comportamento, menor capacidade de expressar informações, euforia entre outros.

O consumo de bebidas alcoólicas é o principal responsável pelas mortes no transito.  Estima-se que, 50% das mortes violentas são devido ao consumo de álcool.

Vimos também que 13,09% dos adolescentes começam a consumir bebidas alcoólicas aos 17 anos e 15,3% iniciam entre 18 e 25 anos. Também vimos que 45% dos atletas são consumidores de álcool, 24% consomem bebida alcoólica 24 horas antes das partidas e 37% consomem bebida alcoólica após as partidas.

O consumo de álcool aumentou nos últimos anos, e isso contribui para uma problemática grave no país.