Análise de dados

Prevalência de consumo de bebida alcoolica em atletas

População e Amostra
A população do presente estudo foi composta por aproximadamente 160 atletas que disputaram a 2ª fase da 1ª divisão do campeonato de futebol amador da cidade de Uberlândia/MG no ano 2007. A amostra foi composta de forma aleatória por 40 jogadores, com idade entre 18 e 37 anos correspondendo a 25% da população.

Procedimentos Metodológicos
Primeiramente foi obtida uma autorização dos técnicos das equipes para a realização dos procedimentos de coleta de dados com os atletas de suas respectivas equipes. Os atletas maiores de dezoito anos assinaram um termo de consentimento livre esclarecido, através do qual foram informados de todos os procedimentos a serem realizados, assim como os objetivos de tal estudo. Feito isto, os atletas das equipes selecionadas foram submetidos aos procedimentos de coleta de dados.

Aplicação do Questionário
O período de aplicação dos questionários, a fim de coletar os dados, ocorreu após aprovação dos técnicos das equipes participantes. Assim, durante o período de concentração dos atletas antes da partida, os pesquisadores se apresentaram aos atletas e solicitaram quinze minutos para esclarecimento do objetivo da pesquisa, leitura do termo de consentimento livre e esclarecido. Feito isto foi realizado a aplicação do questionário.

Tal questionário foi composto pelas seguintes perguntas: 
  1. Possui alguém na família com doença causada pelo consumo de bebida alcoólica?; 
  2. Consome bebida alcoólica?; 
  3. Consome bebida alcoólica durante as 24 horas que antecedem o jogo?; 
  4. Consome bebida alcoólica após o jogo?
As respostas foram obtidas de maneira direta. O atleta marcou SIM ou NÃO como únicas alternativas.
 Os dados coletados por meio dos questionários foram processados pelo programa Microsoft Office Excel – versão 2003, e expressos em gráficos para melhor visualização e interpretação dos resultados. A prevalência foi calculada utilizando-se da seguinte fórmula: quantidade de respostas positivas multiplicadas por 100% dividido pelo número total de sujeitos avaliados.

Resultados
O gráfico do histórico familiar de patologias associadas ao consumo de bebida alcoólica (figura 1) apresenta que 79% dos entrevistados não possuem histórico familiar de patologias associadas ao consumo de bebidas alcoólicas e que 21% afirmaram que há casos na família de patologias causadas pelo consumo de bebida alcoólica.
A figura 2 representa um percentual de 45% dos entrevistados sendo consumidores de bebida alcoólica e 55% afirmaram que não consomem bebida alcoólica.


Na figura 3 tem-se a prevalência do consumo de bebida alcoólica durante as 24 horas que antecedem uma partida. 76% dos atletas entrevistados negaram o consumo de bebida alcoólica 24h antes da partida e 24% afirmaram consumir bebida alcoólica 24 horas antes das partidas.


Por fim ao verificar figura 4 nota-se que 37% dos entrevistados consomem bebida alcoólica após as partidas e que apenas 63% não consomem.