Introdução

Alcoolismo ou síndrome de dependência do álcool é uma doença crônica onde o indivíduo cursa com um desejo incontrolável de beber e, mesmo que tente parar, não consegue se livrar desse vício sozinho. Com o tempo, o indivíduo passa a consumir maiores quantidades de álcool para ter os mesmos efeitos de embriaguez de antes. Além disso, começa a apresentar sintomas como suor frio, tremedeiras, nervosismo e ansiedade quando fica sem ingerir bebidas alcoólicas.

O consumo de álcool constitui um grave problema de saúde publica com complicações que podem atingir a vida pessoal, familiar, escolar, ocupacional e social do usuário. Segundo a DATAPREV,em 1989, de 205.363 individuos internados por uso de drogas em hospitais psiquiátricos, 95,6 % (196.324) foram devido ao álcool e 4,4 % (9.039) pelas demais drogas (Ministerio da Saude,1991).Com a prevalencia durante a vida entre 7,6 % e 9,2 % ,e dez vezes mais freqüente em homens do que em mulheres, o alcoolismo é um dos problemas mais importantes de saúde mental no Brasil.

                                                             USO DO ÁLCOOL COMPARADO A OUTRAS DROGAS


Entretanto,o primeiro episodio de intoxicação alcoólica pode ocorrer na adolescência,com a idade de inicio da dependência em torno dos 20 á metade dos 30 anos,e os transtornos decorrentes surgiriam próximos aos 40 anos.Pesquisas têm procurado identificar padrões de início de uso de drogas ilícitas e álcool em adolescentes, estudantes e adultos jovens, além de fatores de riscos, por exemplo.

Causas do Álcoolismo

1) Fatores Genéticos50% dos alcoolistas tem pais com o mesmo problema. Estudos com filhos de alcoolistas adotados por famílias abstemias reforçam o caráter genético.

2) Doenças MentaisHá freqüentes associações entre algumas doenças mentais e alcoolismo (depressão, transtorno do pânico, fobia social, transtorno de personalidade, etc). Essa associação pode ser mera coincidência como pode ser reflexo de uma chance maior de desenvolver estas doenças conjuntamente devido a anormalidades etiológicas semelhantes, ou pode ainda ser conseqüência do uso inicial do álcool como agente aliviador de sintomas.

3) Personalidade Não há evidencias de um tipo especifico de personalidade para os alcoolistas, embora o uso patológico do álcool possa ser reflexo da mesma. Alguns traços são comuns como dependência, hostilidade, egocentrismo, tendência auto-agressiva.

4) Fatores MetabólicosSem duvida, o álcool participa de mudanças metabólicas nos alcoolistas. É difícil saber se elas já ocorriam antes ou são conseqüência do uso excessivo de álcool. Talvez os alcoolistas tenham uma sensibilidade maior ao álcool devido a algum transtorno metabólico de forma que após o contato maior com o álcool, sua presença se torne fundamental para o metabolismo.

5) Fatores culturais-comportamentaisO uso do álcool é muito difundido e estimulado em nossa sociedade. Em alguns grupos, o beber pode ser fator decisivo para ser aceito ou não. Algumas famílias também têm no álcool a resposta para alegrias e problemas. Todas essas situações podem levar indivíduos ao abuso e conseqüente dependência.